:: Índice :: Críticas :: Regras :: WarezCast

Voltar   The Warez Ground > Design > Utilidades > Tutoriais
Registrar FAQ Membros Calendário Marcar Fóruns Como Lidos

Resposta

Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 23-08-2009, 03:01 AM   #1
Leo::Amorim
Coordenador

Padrão Colorização com Lápis de Cor!

E aí pessoal...Bem vindos a mais uma aula de desenho. Como vcs irão perceber, eu não seguirei uma lógica e tal, apenas escreverei dicas aparentemente desconexas de alguns fundamentos, ferramentas e técnicas que utilizamos no desenho.
Hoje, vou passar algumas dicas de uma das partes, talvez mais temidas dos desenhistas: COLORIZAÇÃO. Em especial, vou começar com dicas de colorização utilizando o lápis de cor. Vamos ao interessante então:

A) COMEÇANDO PELO COMEÇO:
Bom como é de se imaginar, para desenhar é necessário papel (nem sempre, claro), e por isso começaremos dando dicas sobre ele. O papel é tão importante quando qualquer outro material a ser utilizado. A escolha do papel deve ser feita com algumas observações: Como nesse caso estaremos brincando com lápis de cores, nós necessitaremos que o papel absorva a tinta do lápis, bom para isso vamos ao detalhes. Cada papel possui características próprias e que determinam o seu uso, por exemplo: O Papel Canson é um tipo de papel “grosso” (dependendo de sua gramatura), com muitos poros e ranhuras, isso facilita bastante no momento de pintar e mesclar as cores. Em contrapartida, existem papéis como o Layout, eles são “lisos”, sem muitas ranhuras e leves, idéias para trabalhos com nanquim e grafite, porém não muito bons para o lápis de cor. Vou usar o Papel Canson como referencia.

B) O LÁPIS:
Peça fundamental para esse tipo de colorização, na minha opinião, é o que determina também um bom desenho. Os lápis que EU uso, são os lápis que chamamos de Lápis Aquarelável, são fáceis de mesclar cores, além de que permitem que vc, caso queira, de um efeito especial a sua pintura, basta pintar o papel e, em seguida, molhar um pincel em água e aplicar o pincel úmido na pintura (depois explico melhor, quando for falar de aquarela!). Esse tipo de lápis permite uma maior variedade de detalhes, enriquecimento do traço e dos tons. Resumindo, evite usar aqueles lápis da época da sua tataravô, só porque diziam pra vc que eram os mesmo. E ah,parece redundante, mas não é...Sempre fique com seus lápis bem apontados (bem apontados, e não com pontas hiperfinas hein!), para assim conseguir atingir pontos pequenos e preencher bem o papel!

Veja como o lápis aquarelável permite uma mescla de cores bacana!

C) O ÁS DA MANGA!
Que atire a primeira pedra, aquele que ao comprar uma caixa de lápis de cor, pronunciou essa blasfêmia: “LÁPIS BRANCO?! PRA QUE RAIOS VOU USAR ISSO?!”
Meu camarada, o dia chegou. O lápis branco é um verdadeiro ás da manga, na hora de colorir com lápis de cor. Sabe aqueles espaços brancos que ficam no desenho colorido, devido aos poros do papel? Pois é, o lápis branco quando passado em cima da área pintada, ele reduz, ou até “some” com aquelas manchas, pois ele mescla ainda mais as cores. MAS CUIDADO! O lápis branco tem q ser usado com cuidado, porque com alguns tons, ao invés de ajudar, ele acaba estragando a pintura. Por exemplo, em cores muito escuras como preto, o marrom e outras, quando vc aplica o lápis branco, vc transforma o preto em cinza, e aí, vc já viu! Eu, particularmente, não recomendo o uso do lápis branco que vem na caixa, eu gosto de usar um lápis pastel seco, acho que sai um resultado melhor na mesclagem.

Notou a diferença. Na pintura da esquerda foi utilizado o lápis branco, viu como ele “tapa-buracos”, em comparação ao da direita, onde não foi usado nada?!

D) MOVIMENTAÇÃO
Esse é outro ponto de importância. Quando se está finalizando um desenho, eu particularmente, procuro sempre partir de um esquema. Tente sempre finalizar seu desenho, partindo do canto esquerdo superior em direção ao canto direito inferior, isso faz com sua mão não esbarre em partes importantes do desenho, não suje-o, e outra coisa, isso serve tanto para desenhos coloridos quanto, principalmente, para desenhos que serão feitos com grafite. E outro ponto é quanto a movimentação da mão na hora de pintar com lápis de cor, talvez seja esse uma das principais perguntas que alunos meus questionam. Muitos dizem para vc pintar riscando linhas horizontais, outros dizem linhas verticais, outros traço circular. O que eu digo é: USE TUDO ISSO. Eu sempre aconselho a se fazer duas coisas: Primeiro, pintar dando sentido ao objeto, ou seja, se vc está pintando uma roupa, por exemplo, tente pintar os caimentos da roupa, de forma a dar sentido no tecido e não apenas pintar o pano. Imagine vc pintando uma calça, seria interessante vc pintar a calça de acordo com o sentido q ela está, e assim vc daria sentido ao tecido. Segundo, procure sempre preencher bem o papel, ou seja, "tapar" o máximo possível dos poros do papel com cada lápis usado (não significa dizer, APERTAR o lápis!).

Esse é parte de um desenho do Inuyasha que eu fiz há um tempo, onde dá para ver o sentido do lápis em algumas partes da roupa e da pele. O que vcs acharam? Desculpa pela péssima qualidade da foto! (Fotógrafo FDP!!!)

F) TOM E SOBRE-TOM
Essa é uma técnica, muitas vezes ignorada na pintura a lápis. Bom, ela simplesmente consiste em enriquecer a tal ponto a cor de um desenho, que não será necessário utilizar lápis branco, além de dar uma vivacidade incrível ao desenho.Nessa parte da colorização, eu aconselho sempre o aluno a ter uma folha extra (folha do mesmo papel da utilizada no desenho) para se realizar “testes” e conseguir alcançar o tom preferido. Para entender, vou usar um exemplo. Imagine que vc está desenhando uma roupa e deseja pinta-la de vermelho, muitos simplesmente pegariam lápis cor vermelho e desceriam a porrada na roupa com o lápis, certo? Bem, faça o seguinte, imagine um escala de cores. Imagine que o vermelho que vc quer pintar, é a cor mais escura, agora “desça” a escala. Antes do vermelho podemos pensar um laranja, antes do laranja podemos imaginar um amarelo. Pronto! Aplique primeiro uma camada de cor amarela no desenho, depois laranja e por ultimo o vermelho, procurando sempre utilizar os lápis com os tons necessários. Para entender melhor, procure decompor uma cor, procure sempre enriquecer com cores os desenhos, o objetivo é saturar o papel com as cores, não fugindo demais do resultado final. Fazendo isso, vc consegue atingir uma incrível cor com os desenhos e nem precisará do lápis branco, mas claro, dependendo de quais cores são.

Só nessa pintura, foram usados: 1 lápis amarelo, 3 lápis alanranjados e apenas um lápis vermelho, e nada de branco. Percebe como as cores ficam unidas e conseguem saturar o papel de cor?

É isso camaradas...qualquer dúvida é só dizer...Espero q tenham gostado das dicas e que vcs consigam sentir a diferença nos seus desenhos. Desculpe pelo texto enorme, espero que tenha valido a pena!

Leo Amorim (amorimlagoa)

Última edição por Leo::Amorim; 23-08-2009 às 04:36 AM.
Leo::Amorim está offline   Responder com Quote
Antigo 23-08-2009, 10:09 AM   #2
Bah
Puccini's daughter

Padrão

Que maravilha de tutorial. Valeu *-*
Antigo 23-08-2009, 10:26 AM   #3
Neon Maggot
綾波レイ

Padrão

Ótemas dicas....Eu uso pra pintar lápis de cor aquarela. =D

""Sou feliz porque quero morrer, quero desaparecer, quero... retornar ao nada""

綾波レイ
Neon Maggot está offline   Responder com Quote
Antigo 23-08-2009, 06:37 PM   #4
SICA
\O/

Padrão

não sei nem desenhar... rs
Antigo 23-08-2009, 06:51 PM   #5
Nanon
The New Guardian!!

Padrão

quem sabe um dia eu aprenda a desenhar
só respondi para floodar mesn
Antigo 23-08-2009, 07:53 PM   #6
Coordenador

Padrão

AHSUHASuhAUShUAHShAUShUAshuHAS
Gostei da sinceridade do Nanon...tipo...vamo floodar gente!
AHSUHAUShUAHSuhUASHuHAHSuhHAUShUAHsuhASuhAS
Vlw gente, espero q gostem das dicas e sejam uteis...
Antigo 23-08-2009, 08:02 PM   #7
Neon Maggot
綾波レイ

Padrão

Tipo, pra pintar bem foda mesmo eu prefiro, papel canson ou A4. Na sulfite fica meio estranho, prefiro sombrear na sulfite doque pintar com lápis de cor aquarela.

Bem, sobre as dicas eu a conhecia um pouco, meu mestre me ensinou alguams técnicas sobre sombrear de acordo com a perspectiva de luz e tals, muito util esse tutorial. Pra quem naum é tão fera ao pintar ajuda bastante.

""Sou feliz porque quero morrer, quero desaparecer, quero... retornar ao nada""

綾波レイ
Neon Maggot está offline   Responder com Quote
Antigo 23-08-2009, 08:23 PM   #8
Alderan
kichiri kachiri

Padrão

Otimas dicas cara. é por ai mesmo.

Ainda sobre os lapis, eu recomendo algumas marcas que são o bicho e garantem um bom resultado final:

1- Carran d'Ache
2- Prismacolor
3- Faber Castell - POLYCHROMOS (esse danado é caaaro...meu professor na faculdade tem só as cores basicas, que ele comprou por fora)

Sempre lembrando que o lapis aquarelavel é mais maleavel que o lapis comum e também tem mais cera que o normal. Dependendo da marca, ele não funciona muito bem com outras coisas (como pastel seco), custa a ser apagado (o ideal é que voce não passe a borracha nunca, mas as vezes a gente precisa dar uns retoques), mas em contra partida mistura bem as cores (desde que sejam lapis da mesma marca).

Praticando qqr um consegue. Eu não acredito em dons, acredito em trabalho duro e dedicação, por isso, bastando vontade você é capar de fazer qualquer coisa ^^v (momento naruto mode off)
Antigo 23-08-2009, 09:07 PM   #9
Coordenador

Padrão

Tmb acredito em dedicação, alderane...Não em dom ou vocação!

mas como foi dito antes...o lápis influencia e muito, assim como o papel...
Eu costumo não falar quais materiais devem ser usados, mas sim quais EU gosto de usar, por isso varia E MUITO de artista pra artista...Eu uso Carran d'Ache, gosto pra caramba desse lápis...mas o que se deve ter em mente é o conforto próprio, ou seja, utilize o material que melhor sirva pra vc, e não simplesmente pq é o melhor...
E outra coisa...Alderane, olha só um truque sujo q eu uso cara...
Ao invés de borracha para tentar apagar erros, ou qualquer outra coisa (no lápis de cor), eu uso limpa-tipos...ele tmb não apaga, mas vc consegue fazer alguns truques como efeitos de luz...O complicado é q vc tem q tomar cuidado pra não machuucar a folha...

Ow alderane, tu faz facult de design tmb???
Antigo 23-08-2009, 09:19 PM   #10
Alderan
kichiri kachiri

Padrão

Pode crer, eu tb uso o limpa tipos de vez em quando. E sim, faço faculdade de design tb, me formo ano que vem \o/

E quanto o material, realmente você tem que usar o que melhor se encaixa ao seu estilo, mas geralmente esses que eu citei funcionam com qqr um, justamente porque são os mais indicados pra esse tipo de trabalho e possuem qualidade.

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts